fbpx
imagem divulgacao birdbox netflix

Bird Box: filme x livro

Bird Box está dividindo opiniões. Alguns amaram o filme, outros odiaram. Quem leu o livro antes de assistir ao filme, diz que a história das páginas é muito melhor que a do longa. Eu assisti ao filme e gostei, mas fiquei com vontade de ler para entender alguns detalhes da história e resolvi trazer aqui um comparativo dos dois.

Para poder realmente comparar, preciso tratar em detalhes das histórias, então esse post tem spoilers, do livro e do filme. 

No geral, gostei das duas histórias, mas elas são cheias de detalhes particulares. Algumas alterações são feitas para deixar a história mais fácil de entender em formato de filme, outras, são mudanças na história mesmo (e algumas eu vi como forma de deixar o filme mais crível já que o autor forçou a barra em alguns momentos).

Ao contrário de algumas críticas, não achei a história do livro tão melhor que a do filme. Ela arruma alguns pontos confusos e tem alguns acontecimentos narrados de forma mais atrativa, mas não achei a diferença tão significativa assim (talvez eu estivesse com expectativas altas para o livro). Enfim, são duas histórias ótimas para uma sessão pipoca!

Para explicar um pouquinho mais, separei aqui cinco pontos que me chamaram a atenção pelas diferenças.

Birdbox Filme x Livro

  1. Já no começo da história vemos diferenças entre filme e livro. Sabe a Melorie do filme, uma gestante com medo de não ter uma conexão com seu filho? Ela não existe no livro, e essa característica dá um ponto de vista bem diferente para a cena no barco, quando alguém precisa enxergar.
  2. Os sobreviventes da casa também são diferentes. Desde como foram parar ali, suas histórias antes e dentro da casa. Não faz tanta diferença no todo da história, mas essa parte é bem mais rica no livro. Cachorros acompanham os humanos, Tom tinha uma filha e Gary, ao invés de forçar as pessoas a abrirem os olhos, convence um dos moradores a fazer isso.
  3. No livro, a cena do parto é muito mais tensa e termina com apenas Malorie viva. Tom não sobrevive para ajudar a criar as crianças e não existe um romance entre os dois (nem tem tempo pra isso acontecer).
  4. As criaturas do livro encostam nas pessoas. Malorie tem dois encontros com elas e, em um deles, a criatura chega a tirar um pedaço da venda de Malorie, que mantém os olhos fechados. A convivência com as criaturas nos livros nos faz crer que nunca foi o objetivo delas matar pessoas.
  5. A chegada no santuário é bem diferente (Malorie já é resgatada próxima do rio), ele não é uma escola para cegos (mas sim um lugar onde as pessoas se cegaram depois de um incidente com as criaturas) e a médica do começo do filme não está lá (no livro ela nem existe).

Já leu o livro? Assistiu ao filme? Me conta o que achou!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply