fbpx

Resenha: Caixa de pássaros, Josh Malerman

Assisti Bird Box durante a CCXP 2018 e tenho certeza que a minha experiência foi muito diferente de quem assistiu em casa – especialmente se comparada à quem assistiu depois de todo o boom do filme, que trouxe muitas expectativas. Eu gostei muito do que vi, mas fiquei mesmo foi com vontade de ler para poder entender algumas coisas. Comprei o livro no Natal e foi a minha primeira leitura de 2019.

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. (Fonte: Skoob)

A história começa quando Malorie se muda com a irmã e desconfia que está grávida. Enquanto sua vida muda internamente, notícias de assassinatos e suicídios começam a se tornar frequentes nos noticiários. Algo está enlouquecendo as pessoas, ninguém sabe o que é e olhar para o que quer que seja desencadeia a loucura. Uma onda de pânico assombra o mundo, que vive uma espécie de apocalipse.

Por conta de alguns acontecimentos, Malorie acaba em uma casa com sobreviventes e vamos lendo sobre seus esforços para continuarem vivos. Ao mesmo tempo, a narrativa intercala com acontecimentos mais recentes. Também no comecinho do livro descobrimos que Malorie e duas crianças estão saindo da casa e seguindo uma viagem de barco às cegas para chegar a um lugar mais seguro. A narrativa então se divide entre as dificuldades dessa viagem, que acontece quase cinco anos após o começo da história, e o início da luta para sobreviver a esse mal.

Se seguisse uma ordem cronológica, possivelmente o livro ficaria chato ou muito tenso em algum momento, então a divisão de temas entre os capítulos foi muito bem utilizada para manter o leitor interessado (e também nervoso) o livro todo. É uma leitura tensa, que não conseguimos largar, por estar sempre a beira de algum acontecimento importante.

Conclusão

Apesar de ter gostado muito do livro, não achei uma história sensacional (talvez culpa de expectativas, criadas lendo muito sobre como o livro é melhor ao filme). Achei algumas cenas difíceis de acreditar e que o autor força a barra em vários momentos. Tudo bem que é um apocalipse e lemos sobre o instinto humano de sobrevivência, mas ainda assim.

Num geral, é uma leitura que flui super rápido e um livro ótimo para quem quer uma história fácil de começar a ler, que te deixa querendo mais o tempo todo.

Ficha técnica
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 272
ISBN-10: 8580576520

Comparei o filme com o livro! Tem spoilers, mas é legal para quem viu um ou o outro e quer saber o que tem de diferente. Clique aqui para ler o comparativo Birdbox filme x livro!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply